sexta-feira, 13 de novembro de 2015

VII Retiro de Grupo

Teve lugar no ultimo fim de semana de Outubro o nosso VII Retiro de grupo em Santa Catarina. 
Motivados a ir ao encontro de Jesus, de descansar nos seus braços, com vontade de visitar aquela casa e de tirar uns dias para estar com Ele, chegou a hora de irmos para lá... Com o objectivo de nos "virarmos para dentro", olharmos para nós, para o grupo, buscando  nestes dias forças para continuar.
Munidos com as nossas cento e cem coisas, as comidas, os adereços, os nossos sentimentos, ideias, desabafos, pensamentos, choros e risos vivemos dias de reflexão e de meditação à volta de um tema que não estava bem definido e que acabou sendo escolhido por todos... O retiro girou à volta do facto de sermos arcanjos, a nossa caminhada de 12 anos, o papel de cada um no grupo e como estar num grupo como o nosso reflecte-se na sociedade. 
De entre vários temas escolhidos para debatermos e escutarmos num horário que nos ocupou cada horinha, falamos de algo muito importante: A nossa fé.

Somos um, Jesus na minha vida, a Eucaristia, Ser Bom, Procurar Deus, Ser jovem, Sete Vidas foram apenas alguns dos temas que abordamos, centrando o nosso retiro numa Hora Santa à volta de Jesus, abrindo o nosso coração e os nossos olhos aquilo que Ele nos pede e ao quanto espera de nós. 
Passaram rápido estes dias, parece mágico o tempo vivido naquela casa e no fim a vontade de permanecer é sempre grande, mas é importante regressar à sociedade, à nossa vida rotineira, trazendo o coração cheio e a alma descansada. Com forças para sermos o leme que levará o nosso barco adiante. 

Obrigado aos demais que foram ao nosso encontro aqueles dias e um obrigado especial às nossas famílias. 

O retiro foi o que cada um deu, o que cada um fez, o que cada um disse, pensou ou reagiu, daí a cada um o ter vivido de forma diferente. 
Apelando sempre à responsabilidade e ao sentido de grupo, ninguém ficou indiferente ou desmotivado a continuar pois, resumindo, o importante, Arcanjos, é SERMOS UM.  

Na incerteza do futuro, fica a certeza de vivermos cada momento em plenitude com os nosso princípios, fica a certeza que cada um serve a Deus como pode, pondo a render o seu dom e a certeza de que CADA UM é "o grupo". Não éramos muitos, nem éramos poucos, foram os certos! :)