O dia de Todos-os-Santos celebra-se no dia 1 de Novembro e foi criado para que os fiéis não se esquecessem dos santos. Assim, mesmo que durante o ano se tivessem esquecido de celebrar o dia de algum santo, podiam fazê-lo neste dia.
As pessoas vão aos cemitérios, deixam ramos de flores nas campas e acendem velas para iluminar os falecidos no caminho até ao Paraíso e mandam rezar missas em seu nome. Alguns preferem chamar este dia de "Dia da Saudade", retirando o peso do aspecto fúnebre e enfatizando as melhores lembranças daqueles que se foram.
O dia de Todos-os-Santos serve para celebrar todos os cristãos que se encontram na glória de Deus, quer tenham sido canonizados ou não. Ser canonizado significa que essa pessoa se tornou santa.O dia de Todos-os-Santos, portanto, é o dia em que a Igreja celebra o cumprimento da missão das pessoas queridas que já faleceram, através da elevação de preces a Deus para o seu descanso junto a Ele. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca, mesmo que esteja distante; amar é saber que o outro necessita dos nossos cuidados e das nossas preces mesmo quando já não o podemos ver. Pois a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus e com os irmãos, agora e para sempre.
Curiosidade:
Curiosidade:
Em Portugal é costume neste dia as crianças saírem à rua para pedir o “pão por Deus”. Vão de porta em porta, e em troca recebem algum doce.
Antes, as crianças diziam este verso quando iam à casa das pessoas pedir o "Pão por Deus":
Pão por Deus
Que Deus me deu
Uma esmolinha
Por alma dos seus
Antes, as crianças diziam este verso quando iam à casa das pessoas pedir o "Pão por Deus":
Pão por Deus
Que Deus me deu
Uma esmolinha
Por alma dos seus
Sem comentários:
Enviar um comentário