
terça-feira, 15 de julho de 2008
sábado, 12 de julho de 2008
quarta-feira, 9 de julho de 2008
O senhor nos tem amado
"O senhor nos tem amado como nunca alguém amou,
ele nos guia em cada dia como o sol e como luz,
recebemos seu amor quando partimos o pão,
é o pão da amizade o pão de Deus"
ele nos guia em cada dia como o sol e como luz,
recebemos seu amor quando partimos o pão,
é o pão da amizade o pão de Deus"
Verso da música O senhor nos tem amado
sábado, 5 de julho de 2008
Cantinho Jovem
A Sociedade e o pensamento
Nesta época de férias, em que supostamente tem-se mais tempo livre e dado o pensamento simplista da sociedade contemporânea em que vivemos, é urgente reflectir sobre a nossa conduta e sobretudo na nossa forma de pensar.
A sociedade actual é constituida por diversas instituições sociais (família, escola, igreja, meios de comunicação social), que influenciam a nossa forma de pensar e agir. Todavia, muitas destas instituições na sua incapacidade de ensinar e demonstrar como pensar bem, preparam as pessoas para pensarem de forma simplista.
Ma afinal o que é isto de pensar de forma simplista? É dar por adquirido que, se toda a gente pensa isto ou faz aquilo, isto e aquilo devem ser normais e correctos. Estas meias-verdades / simples mentiras, servem para manipular-nos e fazer-nos reféns, tanto psicológica como espiritualmente.
A maior das mentiras promovidas por diversas das nossas instituições sociais - e que em certos aspectos vem de encontro à nossa natureza humana e ao nosso pecado de perguiça - é que viemos a este mundo para andarmos permanentemente contentes. Com a fita do lucro, as mentiras do materialismo e da publicidade sugerem que se não estamos felizes, confortáveis e realizados é porque não andamos a fazer o que os outros fazem.
Naturalmente que as pessoas são diferentes, no entanto, muitas delas tomam as suas decisões baseadas naquilo que a sociedade diz "normal". Não ponderam sobre o assunto e na ânsia de se sentirem integradas, ficam reféns de mentiras e manipulações dos mass media, de modo a poderem acreditar que não são diferentes dos vizinhos e que "a sua galinha é tão boa como a da vizinha". Para tal, são capazes de consumirem bens que excedem as suas capacidades financeiras, ainda que as coloque em situações de aperto e com dívidas a longo prazo.
Concluindo, sentimo-nos muitas vezes "entre a espada e a parede": por um lado somos apanhados entre exigências da conformidade, e por outro lado, dado o nosso livre arbítrio, temos o poder de decidir se queremos ou não libertar-nos do pensamento de grupo convencional. Não esqueçamos que dispomos da capacidade de pensar de forma autónoma e de não viver de acordo com os ditados simplistas da sociedade actual.
sexta-feira, 4 de julho de 2008
quinta-feira, 3 de julho de 2008
Arcanjos unidos, permanecem unidos
Porquê?
Porque o nosso grupo comemorou no dia 29 de Janeiro de 2006 o seu 3º aniversário.
Qual a razão da nossa existência?
Querer caminhar com Jesus na vida. Contrariando todos os que dizem que os jovens não estão no caminho de Deus, aqui está um exemplo para pensar.
A quem se deve esta caminhada?
Primeiramente a Jesus, porque Ele é a base do nosso grupo.
Em segundo ao Pe. António Rocha que não teve medo de apostar nos jovens. Em terceiro a cada elemento do grupo, que dá o que melhor tem para que possamos caminhar. Em quarto, a todas as pessoas que nos apoiaram e as que nos criticaram. Todas elas são e continuam a ser importantes. Aprendemos com os erros, por isso mostramos o que somos através de obras e não apenas de palavras.
O futuro?
Como diz o povo: o amanhã pertence a Deus! Estamos preparando o caminho como João Baptista fez. Estamos trabalhando e caminhando com mais atenção aos obstáculos e aquilo que desvia a nossa atenção do caminho certo.
Que Jesus nos abençoe e nos dê forças para nos mantermos unidos.
Semeador, Março de 2006
Jovens unidos jamais vencidos
No dia 4 de Abril de 2004, realizou-se na nossa vila o Dia Mundial da Juventude, com a presença de jovens de toda a Ilha.
Ao longo de várias semanas, nós, os Arcanjos, trabalhamos para que esse dia fosse do agrado de todos. O dia em si passou depressa, mas foi muito bom para todos os que participaram.
Desde já agradecemos a todos os grupos de jovens e restante juventude que fizeram daquele domingo de Ramos um dia que ficará marcado em nossa memória.
Este dia acontece apenas uma vez no ano. Esperamos que o espirito entusiasta que os jovens demonstraram não se apague, pois, Jesus está precisando de gente para trabalhar em sua misão!
Semeador, Maio de 2004
Subscrever:
Mensagens (Atom)