sábado, 11 de setembro de 2010

Tema para a caminhada deste ano: "Peregrinar é rezar com os pés"

"Era uma vez um homem que habitava à beira do rio. Uma manhã, depois de uma noite de chuva intensa, verificou que as águas do rio tinham subido e chegavam à porta da sua casa. A rádio assustou-o um pouco: Todos os que habitam junto do Rio devem deixar as suas casa, as águas estão a subir. O homem era muito religioso e tinha uma grande confiança em Deus. Ajoelhou-se e começou a rezar: Senhor salva-me!
Naquele momento ouviu a voz do Senhor: Não tenhas medo, eu cuidarei de ti.
Cheio de alegria levantou-se e continuou a trabalhar. A meio da manhã o nível das águas haviam subido e ele teve de refugiar-se no andar superior. Passou um barco e gritaram-lhe: Venha depressa. O homem apontando para o céu disse: Não, tenho um seguro protector! E continuou trabalhando. A meio da tarde teve de refugiar-se no sótão. Passou mais um barco e gritaram-lhe: Desça depressa, A água vai subir ainda mais. O homem recusou teimosamente, dizendo: Eu tenho um protector.
Ao fim da tarde a água subiu ainda mais e o homem teve de refugiar-se no telhado. Passou um barco que procurava os últimos para salvar. Tentaram levá-lo, mas o homem agarrou-se à chaminé dizendo: Não preciso. Tenho quem me salve.
A água continuou a subir e o homem acabou por morrer afogado. Ao chegar ao paraíso, apresentou-se diante de Deus e protestou: Disseste que cuidavas de mim e deixaste que eu morresse.
Deus fixou-o com um olhar cheio de bondade e disse-lhe:
Eu pensei em ti, mandei-te três barcos e tu recusaste."

Esta foi a história apresentada na reunião semanal do grupo e que iniciou a nossa caminhada ao santuário de Nossa Senhora dos Milagres. Após alguns momentos de reflexão e discussão de ideias, o grupo chegou a várias conclusões, uma delas foi que a salvação de Jesus também depende de nós. Pois Deus age por meio das pessoas que fazem o bem e ajudam os irmãos. Deus está no meio de nós e precisa de cada um para manifestar o seu amor às pessoas. Mas será que confiamos verdadeiramente no amor imenso de Deus?
Também chegamos à conclusão de que existem muitos "barcos" na nossa vida, que nos ajudam a chegar à nossa salvação, para podermos alcançar o céu e cuidar da herança que Deus nos deixou por meio do Seu Filho muito amado: JESUS.
O "barco" mais importante da nossa vida, é a missa, na qual participamos semanalmente. Jesus nos chama a fazer parte da sua vida através da Eucaristia e da Comunhão.
Integrar num grupo de jovens é a melhor forma de viver a nossa vida de cristãos. Por isso, até mesmo as mensagens enviadas a todos os membros, semanalmente, a avisar das reuniões e das actividades, podem ser encaradas como um "barco" que nos chama a participar activamente no grupo, para crescermos na fé como irmãos.
Rezar, fazer o bem, viver os dons do Espírito Santo, estar ao serviço dos outros, perdoar, ser solidário, tudo isto são exemplos de "barcos" que Deus nos envia para sermos Cristãos Verdadeiros.
Mas então de que estamos há espera? Que mais precisamos?
Ao longo da caminhada vamos meditar esta história e as conclusões a que chegamos. Pois esta caminhade é, também, um "barco" que nos leva a alcançar a salvação.


Frases Chave:
"Quero ser bom na vida, mas quero ser bom com Deus na minha vida!"

TOF - Tornar Outros Felizes

Sem comentários: