sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mês de Setembro - Mês da Nossa Senhora dos Milagres


No dia 7 de Maio de 2006 realizou-se a Cerimónia da elevação a Santuário Diocesano da Igreja de Nossa Senhora dos Milagres da Serreta, por D. António Sousa Braga, Bispo de Angra.
“Por ocasião da festa de Nossa Senhora dos Milagres, realizada em Setembro deslocam-se fiéis provenientes de toda a Ilha Terceira, em profunda devoção à Virgem Mãe de Deus, invocada como Senhora dos Milagres.
Em 1937 surge a origem da devoção a Nossa Senhora dos Milagres datando-a pelos finais do século XVII, quando "um padre" que nasceu em Santa Bárbara em 1651 e falecido a 22 de Março de 1701, vítima de injusta perseguição se refugiou no local chamado Queimado, onde construiu uma pequena capela a Nossa Senhora em cumprimento de um voto, a notícia do milagre e a poesia cristã desta pequena ermida (...) atraía ali numerosos romeiros.
O reconhecimento por parte da Diocese de Angra de atribuir o estatuto de Santuário Diocesano à Paróquia da Serreta deu-se em 2006, pois foi reconhecido que na prática, a devoção popular faz da Igreja da Serreta um verdadeiro Santuário, ao qual faltava apenas o reconhecimento canónico.
Ao longo de todo o ano muitos são os fiéis que se deslocam em devoção à Senhora dos Milagres, sendo muito raro, mesmo muito raro, o dia em que não é observada a entrada de fiéis na igreja, frequencia que aumenta consideravelmente aos sábados e, sobretudo, aos Domingos". in jornal A União

Fé provada a pé

São muito os que se deslocam ao Santuário da Nossa Senhora dos Milagres, oferendo a sua caminhada pelas graças que esta Senhora lhes concede e o nosso grupo também se dirige a este Santuário (normalmente no dia de Sábado) para estar com esta Senhora. É hábito nos reunirmos na nossa igreja paroquial para fazermos uma oração e pedir ao nosso padroeiro que nos acompanhe e nos dê forças para conseguirmos alcançar o destino desejado. Cada um realiza a caminhada ao seu ritmo, mas fazemos a oração em grupo, pois é a oração que nos ajuda a mantermo-nos unidos em Cristo.

Não esqueças Arcanjo, este ano a caminhada realiza-se pela madrugada de Sábado e todos juntos iremos, mais uma vez, manifestar a nossa fé. A tua presença é imprescindível. Jesus, Nossa Senhora e o Grupo contam contigo.

9 comentários:

Rosa Silva ("Azoriana") disse...

Lembro que em setembro de 2012 a Serreta contará um século e meio. 150 anos de Amor a Nossa Senhora dos Milagres.
O vosso Grupo certamente quererá fazer parte desta efeméride.

Grupo de jovens Arcanjos disse...

Muito obrigada por nos lembrar D. Rosa, queremos fazer parte dessa festa claro! :)

Este ano, lá iremos de novo e la estaremos, também a comemorar!

Abraços

Anónimo disse...

olá
Sou do Brasil e resido em Setúbal e gostaria de saber qual a data deste evento porque quero muito participar,na verdade sonhei com a imagem sem nunca te la visto não tinha conhecimento desta santa e desde então estou pesquisando sua história e com fervorosa fé preciso conhecer o santuário e fazer parte desta caninhada meu e mail é simonemarinho44@hotmail.com

Rosa Silva ("Azoriana") disse...

Já informei esta senhora sobre a Festa da Senhora dos Milagres que se realiza na 2ª semana de setembro.

LMEG disse...

Olá, trocamos mensagens com a sra Simone no facebook e aconselhamo-la a falar consigo, pois é a pessoa que conhecemos que melhor saberá esclarecer algumas duvidas que ela tenha.

Obrigado, mais uma vez sra Rosa.

Abraços*

Olga Pequeno disse...

Sou do Brasil, Paraiba, cidade de São João do Cariri. Nossa Padroeira e TB Nossa Senhora dos Milagres,Desde 1750 que temos um que essa região comemora o dia 08 de setembro dia da Natividade.Estamos em plena comemoração.
\fiquem com DEUS.

Olga Pequeno disse...

Sou do Brasil, Paraiba, cidade de São João do Cariri. Comemoramos dia 08 dia da Natividade, Festa em honra a Nossa Senhora dos Milagres.
mais informações.
email. om-pequeno@bol.com.br

LMEG disse...

:) Que bom saber que por tudo o mundo se espalha o culto a esta Santa Padroeira. A comemoração começa na nossa ilha na próxima semana :)

Fique com Deus

Arcanjos*

Rosa Silva ("Azoriana") disse...

Jovens Arcanjos, da Vila das Lajes

Pelos anos caminhando
Rumo à Virgem Maria
Pelo caminho orando
Com a Sua companhia.

Que nossos Jovens consagres
Ao Teu divino fervor
Nossa Senhora dos Milagres
Mãe dos Homens e do Amor.

Com o Seu Filho no braço
Acarinha o romeiro
Depõe no nosso regaço
A fé para o mundo inteiro.

Maria, Mãe de Jesus,
Dos jovens, doces arcanjos,
Estendei a vossa Luz
Como fizestes aos Anjos.

Ao Teus pés, Mãe da Serreta,
Chegam sorrisos abertos,
Ao virar da tabuleta
Os seus passos serão certos.

Caminha, Arcanjo caminha,
Dá a fé que sempre tens,
Visita a linda Rainha,
Cantando-lhe os parabéns!

Duzentos e cinquenta anos
Conta a festividade:
Longa data belos planos
Dos Escravos da Santidade.

Maria, Mãe mundial,
No Santuário se canta;
Da Serreta maternal
Maria, ó Virgem santa!

Rosa Silva ("Azoriana")