domingo, 8 de abril de 2018

Ofertório do Dia Mundial da Juventude

Texto e objeto apresentados no ofertório na eucaristia do Dia Mundial da Juventude.
Trazemos hoje uma taça, onde normalmente se coloca azeite e um pavio acesso.
Nós conversamos, refletimos e discutimos sobre esta parábola do jovem rico e chegamos á conclusão que, o maior impedimento para seguir Jesus, que nos afasta até de Deus e da igreja é a nossa falta de fé.
Durante a vida catequética e pessoal os jovens são confrontados com muitas situações que põe em causa tudo o que eles acreditam.
Por vezes o que nos impede de seguir Jesus é algo concreto como o dinheiro, as drogas, bebida, a fama, jogos de apostas, enfim... Vicios mundanos, que nos roubam tudo.
Mas muitas vezes o que nos afasta Dele são questões mais pessoais, são questões do coração e da alma... Como a morte prematura, a injustiça, o desrespeito, os divórcios, a desigualdade, as guerras e a violência, as doenças,... situações que nos levam a questionar se valerá a pena sermos de Cristo, se existirá mesmo algo maior do que nós, se afinal Deus nos acompanha ou não, se um dia isto tudo fará sentido. São nestas alturas, de maior provação, que o jovem se afasta de tudo o que acredita e a sua fé diminui, por vezes deixando mesmo de existir.
Estar ligado a um grupo da igreja é a melhor forma de nunca perder esta chama da fé, os grupos ajudam a vivermos uma fé viva. Com reuniões de formação, estudos da bilia, canções, retiros, conivios saudaveis, enfim... É preciso é tirar tempo para ser Igreja. Fazer dos grupos prioridade e levar a mensagem de Jesus gravada no coração.
Esta taça que trazemos, como já notaram, está incompleta: Falta lhe azeite.
Simbolizamos neste azeite: Deus.
Quando mais fastados de Deus nós estamos menos brilha a chama da nossa fé. Quando não temos Deus na nossa vida a nossa chama não se acende. Quando viramos costas, ao que pelo nosso batismo nos foi instituido, a nossa chama deixa de existir. Precisamos de azeite para termos uma chama acesa a vida inteira!
Jesus quer ocupar um lugar de destaque no nosso coração e na nossa vida. Ele exige que sejamos seus discipulos para virmos a herdar a vida eterna... para isso só temos de ser 100% de Deus e nada menos!
Visto bem... Parece facil, não é?
Afinal, como está o teu azeite?
Ele transborda?
Ou estará em falta?
Com que intensidade brilha então a tua chama?
Nessa resposta verás se algo te impede de seguir Jesus ou não...



Sem comentários: