sábado, 30 de outubro de 2010

Dia 1 de Novembro - Dia de Todos-os-Santos

O dia de Todos-os-Santos celebra-se no dia 1 de Novembro e foi criado para que os fiéis não se esquecessem dos santos. Assim, mesmo que durante o ano se tivessem esquecido de celebrar o dia de algum santo, podiam fazê-lo neste dia.
As pessoas vão aos cemitérios, deixam ramos de flores nas campas e acendem velas para iluminar os falecidos no caminho até ao Paraíso e mandam rezar missas em seu nome. Alguns preferem chamar este dia de "Dia da Saudade", retirando o peso do aspecto fúnebre e enfatizando as melhores lembranças daqueles que se foram.
O dia de Todos-os-Santos serve para celebrar todos os cristãos que se encontram na glória de Deus, quer tenham sido canonizados ou não. Ser canonizado significa que essa pessoa se tornou santa.
O dia de Todos-os-Santos, portanto, é o dia em que a Igreja celebra o cumprimento da missão das pessoas queridas que já faleceram, através da elevação de preces a Deus para o seu descanso junto a Ele. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca, mesmo que esteja distante; amar é saber que o outro necessita dos nossos cuidados e das nossas preces mesmo quando já não o podemos ver. Pois a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus e com os irmãos, agora e para sempre.

Curiosidade:
Em Portugal é costume neste dia as crianças saírem à rua para pedir o “pão por Deus”. Vão de porta em porta, e em troca recebem algum doce.
Antes, as crianças diziam este verso quando iam à casa das pessoas pedir o "Pão por Deus":

Pão por Deus
Que Deus me deu
Uma esmolinha
Por alma dos seus

Sem comentários: