domingo, 17 de julho de 2011

Nossa Senhora do Carmo

"Foi na madrugada do dia 16 de Julho de 1251 que São Simão Stock encontrava-se numa situação aflitiva, pois a sua Ordem passava por dificuldades muito sérias, sendo desprezada, perseguida e até ameaçada de morte. Homem de uma fé viva, São Simão não cessava de implorar socorro à Santíssima Virgem, e pedia também um sinal sensível de que seria atendido.
Comovida pelas súplicas angustiantes deste seu fervoroso filho, Nossa Senhora lhe trouxe do Céu o santo Escapulário e dirigiu-lhe estas palavras:
"Recebe, filho diletíssimo, o Escapulário da tua Ordem, sinal de minha confraternidade, privilégio para ti e para todos os Carmelitas" ... "Todos os que morrerem revestidos deste Escapulário não padecerão o fogo do inferno. É um sinal de salvação, refúgio nos perigos, aliança de paz e pacto para sempre".
A partir dessa misericordiosa intervenção da Mãe de Deus, a Ordem carmelita refloresceu por todo o mundo!

Na nossa Vila é comum no dia de hoje fazer uma procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo; nesta procissão, além dos fieis, também participa a ordem do Carmo existente na nossa paróquia. Também era costume fazer-se, neste fim de semana, três dias de festa (normalmente atrás da igreja) angariando fundos para a nossa comunidade paroquial.

Sem comentários: