domingo, 10 de julho de 2011

Fogo na Selva

Na reunião Quinta-feira reflectimos sobre esta história:
"Há fogo na selva. Os animais correm em todas as direcções, procurando cada qual escapar o melhor que podia ao fogo devorador. Os elefantes, com o seu chefe à cabeça, enquanto passavam junto de um pequeno lago, viram um passarinho que tranquilamente se molhava na margem.
Cheio de assombro, o elefante chefe parou e disse-lhe:
- Por que não foges como todos nós para escapar às labaredas que vêm aí a comer tudo o que é floresta?
O passarinho respondeu:
- Preciso de fazer alguma coisa para apagar o fogo.
O elefante, cada vez mais admirado, perguntou:
- Mas que podes fazer tu para combater o incêndio?
O passarinho respondeu-lhe ingenuamente:
- Eu, apesar de pequeno, acho que poderei fazer também alguma coisa para apagar o fogo. Não vos parece que todos devíamos colaborar para defender a floresta, que é a nossa casa?
O elefante, com ar de troça, perguntou-lhe:
- Então qual é a tua colaboração?
- Estou a molhar as penas para depois voar por cima do fogo e deitar algumas gotas de água.
- E julgas que assim consegues apagar o fogo?
- Não sei, mas faço o que posso."


Reflectimos sobre a importância de fazermos o que está ao nosso alcance em todas as situações, às vezes aos olhos dos outros pode parecer que não estamos a fazer o suficiente, mas o que importa é fazermos sempre alguma coisa. 
De todas as coisas que fazemos temos que ter consciência que resultam coisas boas e coisas más, que há quem goste e há quem não goste, mas o que importa é fazermos sempre alguma coisa e estarmos preparados para ouvir elogios como criticas - pois fizemos o que podemos.
Como este passarinho, somos um grupo pequenino, mas o importante é termos força e coragem para sairmos do nosso comodismo e tal como nós inspiramos os outros à nossa volta a fazer alguma coisa.

Sem comentários: