sábado, 10 de maio de 2014

O nosso altar

O altar que nós preparamos para a semana de louvor ao Divino Espírito Santo foi inspirado no símbolo do grupo construído em 2003 com a colaboração do nosso pároco António Rocha.
Este baseia-se no padroeiro da nossa paróquia, S. Miguel Arcanjo. O seu nome significa - Quem como Deus. Ele é o príncipe dos Anjos. É o Anjo dos supremos combates. É o melhor guia do cristão, na hora da viagem para a eternidade. É o protector da Igreja de Deus.

Escudo, Espada, Elo e Cinco Chagas

Escudo

O Espírito Santo é a nossa a nossa protecção.
Quando orientamos a nossa vida segundo o Espírito de Deus estamos preparados e protegidos contra as tentações e o pecado. O escudo do Espírito Santo faz-nos corajosos na defesa da fé e ajuda-nos a termos força e paciência para carregar a cruz de cada dia. 


Espada
A espada é parte da armadura espiritual que Paulo diz aos cristãos para colocar a fim de poderem lutar eficazmente contra o mal (Efésios 6:13).
A Espada do Espírito, é a palavra de Deus.
A Palavra também é chamada de espada na epístola aos Hebreus. Aqui, a Palavra é descrita como viva e eficaz e mais penetrante que uma espada de dois gumes. Esta fortifica-nos e capacita-nos a suportar os ataques do mal.
Quanto melhor conhecermos e compreendermos a Palavra de Deus, mais úteis seremos em fazer a vontade de Deus.


Elo
O Elo no cimo da espada representa a unidade da Santíssima Trindade. O Espírito Santo é promessa e dom de Jesus ressuscitado: “Eu apelarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito para que esteja sempre convosco, o Espírito da Verdade… que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que Eu vos disse”. O Espírito Santo é expressão de Deus Pai e de Seu Filho Jesus Cristo. É o vínculo de amor e comunhão que une um e outro, mas também põe em realce a distinção entre ambos. Como dom de Deus aos homens une-os a Ele e entre si, mas igualmente dá a cada um a identidade única que o torna espiritualmente diferente das outras pessoas.


Cinco chagas
É o símbolo do amor verdadeiro.
O principal fruto do Espírito Santo é o amor. Ele, que derrama o amor de Deus nos nossos corações, dá-nos a energia para amarmos como Jesus amou.
Jesus afirmou aos seus discípulos: “Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor” (Jo15, 9-10).
O Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, faz parte dessa família trinitária onde circula o amor perfeito. É ele, esse mesmo Espírito, o elemento dinâmico na vida de todos nós, ensinando-nos a amar.


Pomba
Esta é um dos símbolos mais ricos, para falar da presença e da acção do Espírito Santo.
Pela sua doçura e mansidão natural, a pomba, ave simples, alegre, sem fel, foi associada à simplicidade e ao amor, sendo, vista em muitas culturas, como ave mensageira do amor e da paz.
O ponto alto da sua representatividade está na cena do baptismo de Jesus, em que o Pai, enviou do alto, em forma de pomba, o Espírito Santo” (Mt.3,16). Então a pomba torna-se o grande símbolo do início de uma nova criação, de um tempo novo e marca o princípio da vida pública e da missão de Jesus.

Concha
A base do altar tem o formato de uma concha. Esta relembra-nos onde começa a nossa relação com o Espírito Santo.
É no Batismo que recebemos o Espírito Santo, o mesmo Espírito que Deus enviou aos discípulos para que os iluminasse e impulsionasse para a missão.
“No Batismo, somos imersos naquela fonte inexaurível de vida que é a morte de Jesus, o maior ato de amor de toda a história; e, em virtude deste amor, podemos viver uma vida nova de comunhão com Deus e com os irmãos, e não ficar à mercê do mal, do pecado e da morte”,(Papa Francisco)
A concha remete-nos também para outro símbolo do Espírito Santo – a água. A água serve para purificar-nos da sujidade e o Espírito limpa-nos do pecado. A água é fundamental à vida como o Espírito é a água viva que brota para a eternidade. Água que dá a vida.

Suporte das coroas
Estas representam as hastes da coroa do espírito.
São um convite a aspirar as coisas do alto e não às da terra. Diz São Paulo aos Colossenses que: “Se ressuscitastes com Cristo, aspirai às coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas do alto e não às da terra” (Col 3, 1-2).
Para isso precisamos pedir ao Espírito Santo que nos renove o mais íntimo do nosso ser, nos dê um coração novo e um espírito novo, faça de nós homens e mulheres livres e felizes, a vivermos segundo o Espírito das bem-aventuranças.

Anjos
Os Anjos que fazem parte desse mundo invisível, a que se estende também a acção criadora de Deus, vivem inteiramente dedicados ao louvor e ao serviço de Deus. Mensageiros de Deus, em momentos decisivos da História da Salvação, os Anjos estão encarregados da Guarda dos homens e da protecção da Igreja.


Ao longo de um ano o Grupo de Jovens Arcanjos guardou, vivenciou e orou ao Divino Espírito Santo. 

 
Com a nossa semana de Louvor culminamos esta jornada.
 
Agradecemos ao nosso pároco, aos nossos pais e familiares, aos nossos amigos e todos os que nos ajudaram ao longo desta caminhada. 

Um bem-haja e que o Espírito Santo vos abençoe e recompense.

Sem comentários: