quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

VI Retiro Anual de Grupo

No passado fim de semana de 5, 6 e 7 de Dezembro de 2014 o nosso grupo teve o seu VI Retiro :)
Esta actividade acabou por se tornar uma actividade anual, inserida no nosso plano de actividades, pois percebemos que o grupo sai, destes dias, fortalecido e unido em Cristo de uma maneira diferente e única.
O tema escolhido para este retiro foi "Escutar, Pensar e Agir", sentimos que o nosso grupo precisa, cada vez mais,
antes de agir, pensar e antes de pensar, escutar :) Tivemos actividades para todos os gostos e personalidades... Desde escutar, a falar, a reflectir, fazer silêncio, pintar, relaxar e mexer... Mas coube a CADA UM aproveitar cada momento, pois como grupo precisamos todos caminhar no mesmo sentido, aproveitando os dons de cada um! :)
 



É importante a involvência com outras pessoas num retiro e desta feita, pedimos a algumas pessoas que fossem ter connosco estes dias, transmitir-nos conhecimentos e palavras de sabedoria.
 


Começamos com chave de OURO, numa conversa com o padre Alexandre que nos falou e bem sobre o Advento, esta foi talvez a palestra que nos marcou mais, pois falamos dela o retiro todo :) Nunca antes haviamo-nos preparado tão bem para este tempo do Advento! Obrigado Padre Alexandre! :) 

 

Depois o nosso padre António, ele que nos falou da importância de falar com Deus, percebemos nele que para falar com Deus não precisamos ser doutores, engenheiros e mestres... para falar com Jesus basta abrir o coração :) Obrigado padre António! :)

 

Depois de ter passado a noite conosco, pela manhã o padre António falou-nos da Eucaristia, do vários momentos que a constituem. Ficamos elucidados quanto a algumas partes, que nem percebíamos bem ou que não notávamos sequer que aconteciam, depois desta conversa tivemos Missa e esta foi vivida de maneira diferente :) Obrigado padre António :)

 

Pedimos ao padre Julio que fosse ter connosco falar-nos da necessidade de procurar Deus no dia-a-dia. Esta conversa marcou muitos de nós e como foi referido "lá em cima" este padre é o melhor do mundo! Pela simplicidade com que fala, sinceridade e verdade em cada uma das suas palavras que ficaram marcadas nos nossos corações :) Obrigado padre Julio :)


O nosso coordenador, César Toste, falou-nos no novo anos pastoral, do seu tema e da proposta que o Bispo nos faz a viver este ano pastoral de uma forma diferente. Numa conversa que se prolongou, falamos sobre várias hipóteses e partilhamos ideias sobre o que faríamos  no próximos ano como grupo! Obrigado César :)

 

Ao Domingo, reservamos sempre um espaço para testemunhos de vida, para pessoas que nos falem da sua vida, dos seus exemplos, das suas falhas e projetos... Escolhemos dois membros que passaram pelo nosso grupo em anos anteriores para estarem connosco esta manhã a falar-nos dos arcanjos :) Das suas experiências e de que forma estar nos Arcanjos modificaram as suas vidas! :) Percebemos o quanto é BOM entregar-se a grupo assim e crescer com pessoas com os mesmos valores que nós! Obrigado Quélia e Manuel :)

 

A nossa arcanja Verónica Raulino preparou para nós uma dinâmica/conversa sobre a importância dos rótulos, do ser aceite, de sermos nós mesmos, de estudar, trabalhar, ser uma pessoa realizada consigo mesmo... Pondo em prática conhecimentos sobre a profissão que exerce, esta dinâmica foi do melhor :)  Obrigado Verónica :)

 

Bem, muito mais fizemos e muito mais aconteceu! Mas esses momentos pertencem a nós que vivemos estes dias esta experiência de fé! :) 

Existem momentos dos quais não existem fotos, mas como grupo, achamos ou temos a certeza que certas "coisas" não devem ser fotografadas e partilhadas.

A nossa Hora Santa, mais dinâmicas, os teatros, conversas, as refeições, cantorias e desabafos, as missas, leituras, até as "brigas"... Tudo momentos que fizeram parte deste fim-de-semana, que ficaram guardados nos nossos corações :) 

Obrigado, principalmente, aos nossos pais, porque sem eles ESTE RETIRO NÃO ACONTECIA! Obrigado por TUDO :)

Sem comentários: