terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Ofertório do nosso 12º aniversário



Ofertório do 12.º Aniversário do Grupo de Jovens arcanjos.

"Entramos agora no ofertório e o Grupo de Jovens apresentará diante do altar ofertas simbólicas referentes à caminhada do grupo.


Para além das reuniões semanais e da participação na animação do cântico litúrgico nas missas das 19h dos Domingos, os Arcanjos têm marcado a sua presença através de momentos diferenciados que pretendem enriquecer a caminhada de qualquer jovem católico.

Tudo começou com um convite do nosso primeiro Arcanjo, Pe. António Rocha.

Aos poucos criamos raízes e durante 12 anos fomos uma porta aberta a mais de uma centena de jovens que experienciaram uma caminhada com e para Cristo.

Neste primeiro momento da Liturgia Eucarística, o Grupo de Jovens Arcanjos apresentará os momentos característicos dos 12 meses do ano.


Janeiro - a comemoração do nosso aniversário. Um momento de conquista e louvor por mais um ano de caminhada.

Fevereiro - Via Sacra – Na Quaresma, antes de todas as missas dominicais, o grupo revive os passos de dor e sofrimento de Jesus Cristo. Um momento simples, mas cheio de significado para a nossa vida cristã.

Março – Participação na Vígilia e Dia Mundial da Juventude. Neste fim de semana o grupo junta-se aos jovens de toda a ilha e celebra a juventude partilhada com um companheiro excecional chamado JESUS CRISTO.

Abril – Terços do Espírito Santo. Provavelmente uma das formas de evangelização mais importantes do nosso grupo. Através da animação do terço conseguimos levar a mensagem da Boa-nova do Reino de Deus a muitos corações distantes d’Ele.

Maio – Celebrações de Nossa Senhora de Fátima. O mês de Maio apela-nos aos valores da oração e do sim a Deus.

Junho – Bodos – Uma atividade de cariz cultural que dinamiza o grupo nos valores do trabalho em equipa, da responsabilidade, da criatividade, do saber-estar e da manutenção das nossas tradições.

Julho – Verão Solidário – Uma atividade que consiste na animação de celebrações litúrgicas em instituições de caridade, como o lar D. Pedro V. Uma atividade em que tornamos a vida dos outros mais feliz. Basta um sorriso de um utente destas instituições para encher a nossa alma.

Agosto – O nosso Passeio Anual e Trilho Pedestre. Estas e outras atividades lúdicas são meios de descontração e caminhada em grupo. No entanto, não tiramos férias para Deus. A missa é nosso compromisso vitalício.

Setembro – Caminhada ao Santuário de Nossa Senhora dos Milagres. A nossa caminhada é feita em grupo e em grupo entregamos a Deus a nossa oração de súplica e louvor. Custa a chegar, mas no final o sofrimento compensa e a oração em grupo chega mais depressa a Deus.

Outubro – Festas do Rosário – Como qualquer grupo da paróquia este é um tempo de alegria, mas de muito trabalho. Desde a elaboração do andor à construção do arco o grupo empenha-se num trabalho de conjunto para que a nossa comunidade possa acolher com fervor e devoção a Festa do nosso padroeiro e da Virgem do Rosário.

Novembro – Retiro anual – Qualquer caminhada exige reflexão e interiorização. Anualmente o grupo retira-se para no Palácio de Santa Catarina para aprofundar e fortalecer a sua fé  e a unidade do grupo.

Dezembro – Presépio e Festa de Natal – No Natal o grupo constroí o presépio da Igreja, mas acima de tudo o presépio no seu coração, renovando-se na mensagem de amor e esperança do Deus Menino.

Galhetas, píxide e Cálice – São elementos indispensáveis de qualquer Eucaristia. No nosso grupo a participação na missa é indispensável e essencial. Por vezes somos muitos e outras somos poucos, mas para os Arcanjos a principal atividade é participação no banquete do Senhor.

Coletas – A nossa contribuição. Se todos dermos o que podemos, continuará a haver espírito de comunidade e de partilha.


Obrigado, Senhor, por estes 12 anos.

Obrigado pelo nosso Padre António, nosso mestre e orientador.

Obrigado pelos nossos pais que nos ajudam incondicionalmente.

E a todos que acreditam e colaboram no grupo apesar de todas as falhas e obstáculos."

Sem comentários: