sábado, 12 de março de 2016

Retiro de Jovens - Que relação tenho eu com Deus?

No passado fim-de-semana (4, 5 e 6 de Março) o Grupo de Jovens Amigos de Maria da freguesia da Agualva esteve em retiro, buscando conhecer um pouco mais Deus. 
Este retiro foi direcionado para os mais jovens do grupo (elementos até aos 20 anos) enquanto que a orientação do mesmo ficou a cargo das coordenadoras do grupo e do nosso, a quem foi pedido que auxiliasse na concretização deste Encontro com Jesus. 



Aceitamos este desafio com muito, muito gosto :) Para nós foi uma alegria e uma honra poder estar com estes jovens estes dias, vivendo estes momentos tão profundos e unicos de união com Deus. 

Num retiro bem estruturado e pensado, organizamos um horário rico em momentos de reflexão, partilha de ideias e transmissão de conhecimentos. 
Para muitos jovens este foi o seu 1º momento de encontro com Deus e tentamos que o fim de semana fosse proveitoso para todos, tendo em conta a faixa etária de todos os envolventes.


Ser um jovem cristão, que busca todos os dias perceber um pouco sobre "quem sou eu" não é tarefa fácil, independentemente, a idade e da situação onde a pessoa se encontra. Por isso estes momentos, e estes dias em que temos a oportunidade e o privilégio de nos podermos "retirar" da sociedade, quando conseguimos olhar para nós mesmos, partir em busca de respostas, estando frente-a-frente com Deus e deixá-lo curar-nos... São tão importantes na nossa vida.


Também nós Arcanjos acabamos por fazer um pouco o retiro, pois partilhamos de todos estes momentos com estes jovens, estivemos ao pés de Jesus, buscamos também respostas e vivemos desta amizade e partilha. Culminado na Eucaristia animada por todos, foi sem duvida, um retiro proveitoso, cheio de vivências únicas de fé.


Não cabe ao nosso grupo agradecer a cada pessoa que nos visitou para nos transmitir um pouco sobre o tema proposto, mas podemos e queremos dizer que foi maravilhoso ter recebido e ouvido o Pe. Moises, o Pe. Gregório, o Pe. Julio, o Pe. Helder e o nosso César Toste :) Estas pessoas souberam cativar estes jovens e ficará para sempre na sua memória o que por eles foi dito.


Este encontro foi diferente para cada pessoa, pois cada um o viveu à sua maneira. O retiro foi, é e será o que cada um deu, fez, pensou, agiu ou disse.
A chama da fé está acesa, é importante tornar outras pessoas felizes, é importante Deus entrar no nosso coração e mexer connosco. Temos de colocar os nossos dons a render. Temos de ser jovens diferentes!


Uma coisa, também, temos a certeza e isso ninguém nos tira: 
Neste retiro fizemos AMIGOS PARA A VIDA! :) 

Sem comentários: