quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dia de Reis - O quarto Rei Mago

Todos conhecemos os três Reis Magos. Mas nem todos sabem a história de Artaban, o quarto mago, que passou a vida à procura de Jesus e só o encontrou quando Ele estava a ser crucificado.

É uma história que nos revela uma criatura cheia de bondade e fé que também viu a estrela brilhar sobre Belém, mas sempre chegava atrasado aos lugares onde Jesus poderia estar, porque encontrava pobres e miseráveis a precisar da sua ajuda.
Primeiro desencontrou-se de Melchior, Gaspar e Baltasar, porque lhe apareceu um homem meio morto no caminho, a quem o coração lhe pediu para ajudar.
Chegado a Belém, teve de comprar a vida de uma criança que estava para ser assassinada, às ordens de Herodes, dando ao soldado que a encontrara uma das pérolas que levava para oferecer ao Menino Jesus.
Sabendo que José e Maria tinham fugido para o Egipto, pôs-se a caminho mas Jesus já havia regressado a Nazaré.

Quis ir lá adorá-lO mas um escravo ia ser levado à força para as galés e Artaban achou que era melhor oferecer-se para esse trabalho.
Depois de trinta anos de trabalhos forçados chega a Jerusalém... É tarde demais, o menino já se transformou em homem e está a ser crucificado naquele dia.
O rei havia comprado pérolas para Cristo, mas precisou vender quase todas para ajudar as pessoas que encontrou em seu caminho.
Sobrou apenas uma pérola e o Rei Mago pensa com ela comprar a libertação de Jesus. Mas encontra uma mulher aflita a ser levada por uns homens. E salvou-a, oferendo uma pérola aos atacantes.
Agora já nada mais pode fazer. Nem uma pérola lhe resta para resgatar Jesus.
Falhei a missão da minha vida – pensa o rei mago.
Mas neste momento, escuta uma voz:

Ao contrário do que pensas, tu estiveste comigo durante toda a tua vida. Eu estava a morrer e tu resgataste-me. Tu livraste-me da morte quando acudiste aquelas pessoas necessitadas. A tua caridade para com os pobres foi a melhor pérola que me podias dar. Muito obrigado por tantos presentes de amor!

É provável que esta história não passe de uma lenda, mas revela-nos que todos podemos ser Reis Magos se vivermos em caridade com os outros e fizermos o bem a todos sem distinção.

Sem comentários: