sexta-feira, 3 de junho de 2011

Corações generosos

Dois irmãos fizeram uma sociedade para cultivar um campo de trigo. Prepararam a terra, semearam... cuidaram da sementeira e esperam pacientemente a colheita. No dia da colheita -uma colheita muito farta-, dividiram o trigo em duas partes iguais e cada um levou a sua parte para casa.

O irmão mais novo não conseguia dormir nessa noite, tanta era a alegria pela fartura da colheita.

De madrugada, na cama, sem dormir... ele pensava assim:

- Tanto trigo! Eu nem precisava de tanto trigo. Sou um rapaz solteiro, não tenho filhos para criar. O meu irmão é um homem casado, tem mulher e filhos e precisa mais do que eu.
E no meio da madrugada, levantou-se, colocou alguns sacos de trigo na carroça e foi até à casa do irmão.

Entretanto, o irmão mais velho, no meio da madrugada, sem dormir, pensando na fartura da colheita... pensava:

- Tanto trigo! Eu nem precisava de tanto... sou casado, tenho esposa e filhos... se eu precisar de alguma coisa, posso contar com eles! O meu irmão é um rapaz solteiro... não tem ninguém que cuide dele... precisa mais do que eu!
E no meio da madrugada, levantou-se, colocou alguns sacos de trigo na carroça e foi até à casa do irmão...

No meio da madrugada, as duas carroças cruzaram-se no meio do caminho... e quando os irmãos cruzaram os olhares... cada um adivinhou a grandeza da generosidade que o coração do outro carregava.

Sem comentários: