sexta-feira, 10 de junho de 2011

Domingo de Pentecostes

Domingo é o último dia do ciclo do Pentecostes, palavra de origem grega que traduz o período de cinquenta dias entre o Domingo da Ressurreição até ao Domingo de Pentecostes em que Jesus ressuscitado apareceu aos Apóstolos e soprou sobre eles, transmitindo-lhes os dons e os poderes do Espírito Santo.

Para os Cristãos Pentecostes é sinónimo de festa, alegria, vitória, poder e comemoração da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. Segundo registo bíblico (João 20,19-23) ao anoitecer desse dia, estando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos por medo das autoridades dos judeus, Jesus entrou, ficou no meio deles e disse: «A paz esteja com vocês.» Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor(...) Jesus soprou sobre eles, dizendo: «Recebam o Espírito Santo. Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados.»

De repente veio do céu um ruído, como um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.

Sem comentários: