quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Natal

Como todas as festas religiosas, o Natal é rico em símbolos (o pinheiro ornamentado, a estrela, o Menino Jesus, ...) Mas são poucos aqueles que conhecem as suas origens e os seus significados.
O Natal marca uma grande festa de solidariedade universal pois é comemorado no mundo todo, até mesmo onde a população cristã está em minoria.
Podemos sentir que, quando o dia 25 se aproxima, uma certa ternura vai-nos envolvendo a todos e o ar fica carregado de uma grande expectativa. O Natal cultiva nas pessoas sentimentos muitas vezes esquecidos, como o amor ao próximo, daí a o Natal ser uma época de solidariedade, carinho e partilha e não de consumismo excessivo e exigente como muitas vezes acontece.
Um acontecimento tão importante como a vinda do filho de Deus merece ser lembrado numa ocasião especial, de modo a que todos facilmente incorporaram o costume de celebrá-la, uns no dia 24, outros no dia 25, mas a verdade é que estes dias não passam despercebidos.
A celebração do Natal é repleta de símbolos, que fizeram desta tradição uma das festas mais ornamentadas de sempre e esta é, na opinião de muitos, a maior festa Cristã celebrada durante o ano.

Sem comentários: