quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A chegada de mais um ano

Arcanjos, esperamos a chegada de um novo ano e isto é sinónimo de dias novinhos em folha prontinhos a ser preenchidos com novos projectos, ideias, reuniões, oração, sorrisos, zangas, abraços e muito, muito trabalho...

Por isso fazemos votos de que o novo ano chegue em força, com muita saúde, paz de espírito, alegrias e amor. Que no novo ano de 2011 mantenhamos a nossa união e que Jesus nos ampare ao longo dos 365 dias que aí vem, pois queremos prosseguir a nossa caminhada Nele e só por Ele.
Estamos confiantes que este será um ano cheio de actividades diferentes e que será um ano marcante, mas para tal, precisamos de pessoas que queiram partilhar connosco estas experiências e que se dediquem ao grupo sem pensar duas vezes. Precisamos, realmente, de mais pessoas que façam deste grupo uma prioridade na sua vida.
Com o inicio do novo ano chega também a data de celebrarmos mais um aniversário, este ano contamos com 8 anos de existência, e fazendo uma retrospectiva é bonito recordar os momentos passados e as pessoas que estiveram connosco na caminhada deste grupo. Já foram tantas as actividades por nós organizadas e as horas somadas passadas com Jesus dão vários dias. Mas tudo isto parece pouco, Jesus conta connosco e não O podemos desiludir.

A ti, que só agora te integraste no nosso grupo, esperam te momentos únicos, experiências incríveis e um aprofundamento de fé que apostamos que não pensarias ser possível. Já nos disseram que entrar neste grupo de jovens é "perigoso" pois nunca mais se deixa de ser Arcanjo :)
E isto é sinal de que somos um grupo que marca a diferença. Por isso, contamos com o teu empenho e com a tua dedicação! Basta que te mantenhas fiel a Jesus e aos nossos estatutos!

Não esqueças a máxima: "Arcanjos Unidos, Permanecem Unidos" pois é a União que nos faz manter firmes e positivos face às coisas menos boas.


Feliz e Próspero 2011!

Abraço da equipa coordenadora
César Toste, Mara Jesus, Leandro Gomes e Tiago Ornelas

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal dos Arcanjos

"A Virgem conceberá e dará à luz um filho que será chamado Emanuel, que quer dizer: Deus Connosco!"
(Mt 1, 23)
Esperamos a vinda do Senhor!

Ao nascer mais um ano no seio do nosso grupo, o Deus Menino assume cada vez mais a sua importância no meio de nós. Conscientes desta presença queremos continuar a nossa caminhada, sem nunca esquecer quem nos ajudou ao longo destes anos.
Confiantes neste Deus Menino continuaremos, estando também ao vosso dispor quando necessitarem da nossa ajuda.
Que este Natal seja Santo e Abençoado e o novo ano cheio de Paz, Amor e Alegria.

Unidos neste Natal em volta da manjedoura pediremos por nós, pelos outros e pelas suas famílias.

Abraço, Arcanjos

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Conto de Natal

"Quando José e Maria de dirigiam a Belém, um anjo convocou todos os animais da terra, para decidir quais deles assistiriam ao nascimento do Menino Jesus e estariam no presépio, ao lado da manjedoura, que Lhe serviria de berço.

Todos os animais estavam verdadeiramente emocionados não havia um que não quisesse ter o privilégio de fazer parte do Presépio de Belém.
Em primeiro lugar, rugiu o leão:
Eu sou o rei de todos os animais, é mais que justo que me seja permitido em primeiro lugar a mim, a estar ali. defenderei o Menino e farei em pedaços quem quer que Lhe tente fazer mal!
O Anjo encolheu e disse: Demasiado violento.
Então apressou-se a raposa: Eu vigiarei o Menino e não deixarei que lhe falte boa comida, todos os dias. Se for preciso roubarei uma galinha todos os dias para alimentar a sua família.
O anjo olhou com dureza para a raposa e disse: Não quero um ladrão.
O pavão real adiantou-se, vaidoso, e disse: Abrirei as minhas asas e decorarei o presépio com um estilo verdadeiramente adequado a um rei. A beleza do meu leque será maior do que a do Templo de Salomão.
O Anjo suspirou e disse: Demasiado orgulhoso.
Um após o outro os animais apresentaram as razões que lhes permitia ter acesso à gruta do Presépio. As aves desceram, a pique, saindo e entrando e faziam muito ruído.
O Anjo disse-lhes: Demasiado barulhento.
O pobre Anjo sentia-se frustrado e pensou: Porque será que estes animais se parecem tanto com as pessoas?!
O anjo olhou para ver se tinha esquecido algum animal e fixou-se em alguns animais do campo. Eram bem mais velhos e lentos e não tinham dito nada e nem sequer estavam no grupo.
O boi e o burro foram chamados à assembleia e o anjo perguntou-lhes que fariam pelo Menino e pela sua mãe nessa noite. Olharam um para o outro e não disseram nada.
Por fim o boi disse: Aprendemos à muito a não fazer nada fora do lugar, a ser humildes, pacientes e a sofrer muito. De outra forma só teríamos menos comida e mais tareia.
Inclinaram a sua cabeça e sacudiram o rabo. E então o burro disse tranquilamente: Bem, podíamos até mandar para longe as moscas, abanando os nossos rabos, e deste modo, ajudaríamos a arejar o curral.
O anjo sorriu encantado: É isso. Perfeito! Temos que andar rapidamente. Esta é a noite! "

Preparar o Natal em grupo

O grupo teve reunido ontem em Hora Santa, junto com o nosso pastor, para prepararmos a chegada do Deus Menino. Foram só duas horas dedicadas a estar com Ele, mas deu para aquecermos os nossos corações e fazer espaço para receber Jesus neste Natal percebendo que o importante é Ele.
Como nos disse o Pd. António, o importante é nós estarmos na companhia de Jesus e de sentirmos a sua presença, pois ele transforma-nos e acabamos por passar esse sentimento aos outros que se cruzam connosco. Isto é ser Arcanjo: Caminhar com Jesus, vendo-o na pessoa que se cruza connosco.
Curiosidade: Neste Natal os Arcanjos propuseram-se a fazer um lugar pra Jesus à sua mesa.

Deixamos aqui a oração que fizemos como grupo e cada um individualmente:

Senhor, que eu veja!
Senhor, por vezes sou como que cego.
Não consigo ver o íntimo do meu ser
Talvez com medo de ver quem sou
Ou de sentir o remorso que me incomoda.
Não consigo ver todas as pessoas,
Especialmente os que vivem ao meu lado
Como irmãos para amar de todo o coração,
Para compreender, para escutar, para servir,
Para a todos ajudar a tornar realmente felizes.
Não vejo que estás vivo e bates à minha porta
E comigo caminhas nos caminhos do mundo,
Como fizeste com os discípulos de Emaús,
Disfarçado de peregrino que fala e alimenta.
Senhor que eu veja neste Natal!
R/ Senhor que eu veja!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Presépio 2010

Primeiramente, esperamos que seja do agrado de todos o que por nós foi elaborado e que Jesus toque no coração de cada pessoa nesta época em que nos encontramos, pois este presépio é por Ele e só para Ele. Que as pessoas consigam dar valor ao trabalho que tivemos e que desculpem as coisas menos boas que da elaboração deste presépio possam resultar apesar de, sinceramente, ao fim de sete anos de existência, já termos dado provas que somos um grupo que inspira seriedade e que merece confiança por parte dos que se cruzam connosco ao longo da nossa caminhada.
Que o Espírito da solidariedade, respeito e paciência fique com todos e que se prolongue pelo novo ano que se aproxima, pois a Igreja de Jesus é isto: Trabalhar em conjunto para o bem comum, respeitando a todos e cultivando a união e amizade.
Na igreja de Jesus nao existem "grupos", existe sim UM Jesus, UM pastor e UMA igreja e todos nós fazemos parte do mesmo.
(O presépio encontra-se, neste momento, assim)

Bem... No dia 12 deste mês ficou acordado (como se tem vindo a realizar desde o primeiro ano que o grupo se formou) a elaboração do presépio da Igreja de São Miguel Arcanjo, só que este ano a actividade contaria com a presença do Grupo de Jovens Mensageiros que trabalhariam connosco neste projecto.
Como agendado, pelas 8 horas da manhã, munidos com os seus almoços e vestidos a rigor, o grupo juntou se para irmos ao mato apanhar o material necessário à realização do dito presépio e, após algumas dificuldades em arranjar transporte, lá fomos nós! Foi uma manhã produtiva pois além de ter sido uma manhã de convívio e de contacto com a natureza o grupo trabalhou em prol da nossa união, pois todas as opiniões foram ouvidas e todos trabalharam para que houvesse uma maior optimização do tempo. Após termos as carrinhas cheias a "deitar por fora", fizemos rumo à Igreja paroquial, onde almoçamos e começamos então a elaboração do presépio, de inicio com alguns contratempos, mas com espírito de união lá se deu inicio e pedra a pedra, leiva a leiva, tronco a tronco o presépio foi crescendo e até à data encontra-se a ser feito, pois no dia as casas e o moinho encontravam-se por fazer e/ou incompleto(as) e, também, como todos os dias algo é acrescido o presépio ainda não está pronto.

Finalmente, (mas não menos importante), deixamos um agradecimento ao Sr. Cândido Ornelas e ao Sr. João Félix que nos ajudaram ao cederem as suas carrinhas. E fica aqui também um pedido de desculpa por termos acordado o Sr. João e a sua família tão cedo num Domingo de manhã :)
Obrigado também ao grupo de jovens Mensageiros por terem acordado inicialmente participar nesta actividade connosco e deixamos um grande e sincero PARABÉNS pela elaboração do presépio da nossa Vila a convite da nossa Junta de Freguesia (falta-nos uma foto desse) e pela iniciativa que tiveram para elaborar o presépio da Ermida do Cabouco (que por vezes é por nós esquecida), desejamos muita força a eles e votos de que continuem assim.
Fica aqui também uma foto do que foi, por eles, elaborado:
Um Santo Natal a todos!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Humildade de Natal

Jesus nasceu, pequeno, pobre e escondido...

Vejam

"Arcanjos Unidos, Permanecem Unidos"
SEMPRE!

Convivio de Natal

No passado Sábado teve lugar o jantar de Natal do nosso grupo. E, como era esperado, houve uma grande aderência por parte dos membros para participar no mesmo, assim como contamos com a participação do nosso pastor Padre António e o nosso membro honorário Bento Enes, que nos brindaram com a sua companhia.
A sala foi decorada a rigor e existiram vários tipos de brindes a serem entregues a cada um de nós. Ao longo do jantar, que se prolongou pelo serão, houve muita animação com comidinha boa, muito riso, musica e jogos. Houve a habitual troca de prendas entre os membros e foi passado um filme com uma pequena história sobre o grupo.
É de louvar a organização de actividades deste género pois é muito importante este tipo de ajuntamentos entre os membros do grupo, pois actividades como estas dinamizam-nos, ajudam-nos a crescer e fazem-nos estar juntos num ambiente diferente do habitual.

Obrigado a todos (especialmente aos que ficaram no fim a ajudar na limpeza) e um Feliz Natal, cheio de felicidade!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Nova Equipa Coordenadora até 2012

DIRECÇÃO

Presidente (Coordenador) - César Toste
Tesoureiro – Leandro Gomes
Secretário – Tiago Ornelas

CONSELHO FISCAL


Presidente (Vice-Coordenadora) - Mara Jesus
Secretário – Andreia Mendes
Vogal – Marco Fontes

ASSEMBLEIA-GERAL


Presidente – Bruno Ormonde
Vice-Presidente – Catarina Silva
Vogal – Vítor Lima

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Natal

Como todas as festas religiosas, o Natal é rico em símbolos (o pinheiro ornamentado, a estrela, o Menino Jesus, ...) Mas são poucos aqueles que conhecem as suas origens e os seus significados.
O Natal marca uma grande festa de solidariedade universal pois é comemorado no mundo todo, até mesmo onde a população cristã está em minoria.
Podemos sentir que, quando o dia 25 se aproxima, uma certa ternura vai-nos envolvendo a todos e o ar fica carregado de uma grande expectativa. O Natal cultiva nas pessoas sentimentos muitas vezes esquecidos, como o amor ao próximo, daí a o Natal ser uma época de solidariedade, carinho e partilha e não de consumismo excessivo e exigente como muitas vezes acontece.
Um acontecimento tão importante como a vinda do filho de Deus merece ser lembrado numa ocasião especial, de modo a que todos facilmente incorporaram o costume de celebrá-la, uns no dia 24, outros no dia 25, mas a verdade é que estes dias não passam despercebidos.
A celebração do Natal é repleta de símbolos, que fizeram desta tradição uma das festas mais ornamentadas de sempre e esta é, na opinião de muitos, a maior festa Cristã celebrada durante o ano.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Preparação de Natal

Para ter um Natal Feliz é preciso deixar-se tocar pela luz do(a)...

Amor
Paz
União
Alegria
Esperança
Respeito
Solidariedade
Saúde
Humildade
Felicidade
Pureza
Amizade
Perdão
Igualdade
Liberdade
Sinceridade
Equilibrio
Bondade
Paciência e
Muita !


Preparados para o Natal??