sábado, 19 de março de 2011

Dia do Pai

"Vou-vos contar um segredo,
Eu tenho um grande tesouro.
É o meu pai querido,
Que vale mais do que ouro!"


O culto a São José começou provavelmente no Egipto, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou "O Patrono da Igreja Universal" e, a partir de então, passou a ser celebrado no dia 19 de Março.
O nome "José" significa "Deus acrescenta um filho" em hebraico. No dia 19 de Março celebramos a festa daquele José que serviu de modelo para todos os outros.


José recebeu de Deus uma missão sem igual: ele foi escolhido para ser o esposo de Maria e o pai adoptivo de Jesus. (Mt 1,18-25)
Por ter sido educador de Jesus quando menino, adolescente e jovem, José teve uma grande importância na história da salvação. São José é visto como o homem do silêncio, escondido e humilde. É também o homem do trabalho para sustentar a sua família; é o homem justo, isto é, correcto, obediente, de fé profunda, totalmente disponível à vontade de Deus.
José tinha a profissão de carpinteiro. Era um artesão simples e modesto. E foi esta profissão que ele ensinou a Jesus.
Não se sabe ao certo quando José morreu. Provavelmente foi pouco antes de Jesus começar sua pregação pública.

O Papa Pio IX declarou São José como protector de toda a Igreja Católica e o Papa Pio XII o propôs como modelo para todos os pais.

Aqui fica uma musica adequada ao dia de hoje:

Sem comentários: