sexta-feira, 18 de março de 2011

Pessoas diferentes

"Eram um vez dois grupo de pessoas, distintos em muitas coisas, mas muito semelhantes e com objectivos muito comuns. Estas pessoas cruzavam-se muitas vezes umas com as outras, pois juntos até partilhavam da mesma moradia.... Só que havia algo que os tornava diferentes: o facto de uns conhecerem e terem consciência de que era preciso ter EMPATIA para conseguir viver em comunhão com todos os que se cruzavam no seu caminho. Apesar de alguma postura indiferente e de alguns sorrisos forçados, estas pessoas estavam conscientes dos ensinamentos que lhes foi deixado por Alguém que conhecia todas as coisas e sabia tudo... e desta forma descansavam nesta certeza: Fazer o que o mestre ordenou, pois Ele quer o bem de toda a gente.
Este mestre foi o primeiro a sentir e empregar na sua vida a EMPATIA, pois em todas as pessoas com que se cruzava na estrada da sua vida deixava um pouco de si e levava muito deles.
Ambos os grupos tinham noção disto e todos estudavam o manual que o mestre deixou... Só que apesar de tudo, eram diferentes! E como podia ser? Pessoas com tanto em comum e com o mesmo mestre serem tão diferentes...
E foi então que um grupo de pessoas descobriu que era preciso levar EMPATIA aos outros, era preciso fazer toda a gente ver que com EMPATIA as coisas correm melhor, com EMPATIA as pessoas conseguem viver bem umas com as outras, com EMPATIA todos conseguem perceber as reacções, as formas de estar, a maneira de ser e de agir, a forma como falam e como se expressão os outros, com EMPATIA o mundo seria muito melhor! E assim foi, a partir de um certo momento, apesar de não ser fácil e exigir muito controlo emocional e sentimental, em ajuntamentos, em reunião, simples brincadeira, troca de olhares ou pequenas conversas, essas pessoas tinham consigo a EMPATIA, e apesar de os outros não serem como eles e muitos nem a conhecerem, tudo corria melhor."

Definição de EMPATIA: (grego empátheia, -as, paixão):
Forma de identificação intelectual ou afectiva de um sujeito com uma pessoa, uma ideia ou uma coisa; faculdade de compreender emocionalmente (pessoa, objeto); capacidade de se identificar com outra pessoa; entendimento; identificação emocional com o eu de outro;
In Infopédia.
Quer dizer, tendência de colocar-se no lugar do outro, buscando sentir como se estivesse na mesma situação e circunstância experimentada pela outra pessoa.
É respeitar o outro como ele é e colocar-se no lugar dele.
Aceitar e compreender, mudando a sua forma de estar e agir, perante o outro.

Sem comentários: