segunda-feira, 5 de julho de 2010

Esperança

Texto sem autor


"Na realidade, o que sustenta as nossas motivações é a Esperança; essa Energia Secreta que nos impulsiona a persistir, a acreditar que é possível vencer obstáculos e que vale a pena lutar para alcançar o Bem, o Amor, o Reconhecimento, a Paz, a Justiça e a Felicidade que desejamos para nós e para o mundo. A Esperança é a Força Interior que alimenta a determinação em defender e preservar a própria vida, é a mola que move à acção e ao sacrifício na luta contra o tempo e contra a morte. É a Esperança que nos leva a iniciar projectos que nos ultrapassam porque se orientam para o Futuro.
O poeta Charles Péguy descreveu a Esperança como a mais pequena e a mais misteriosa de todas as Virtudes. Com a sua força invisível, a Esperança dá alento e sustenta a nossa vida, principalmente quando confrontada com situações-limite. E quando tudo parece estar perdido e sem solução, e quando o coração se sente tão morto e despido como as árvores no Inverno, basta um pequeno acontecimento para fazer raiar um lampejo de Esperança.
Dizia o poeta que a esperança ressurge tal como brotam os primeiros rebentos em troncos que pareciam secos; primeiro como pequenas borbulhas sem graça que misteriosamente crescem e se transformam em ramos, folhas, flores e frutos. A Esperança encontra o seu caminho pela Natureza.
Vemos o Milagre da Esperança em tantas pessoas que lutam com uma tremenda força de Alma, estando mergulhadas em situações de desamor, doença, injustiça e pobreza, com uma Energia Espiritual e uma capacidade de Amar que as impulsiona a Resistir e a Lutar, a Perdoar e a Sorrir, a Levantar-se e a começar do zero. Porque quando existe Esperança luta-se pelo Bem e pela Vida; não há lugar para a indiferença ou para a desistência, não há espaço para a depressão ou para o desespero e não faltam razões para viver. Quando a Esperança estiola arrasta consigo a Fé e o Amor, comprometendo a Vida; porque quando falha a Esperança todas as formas de morte são possíveis.
Impressa no coração humano, a Esperança é um Dom de Deus, um esteio espiritual que faz parte integrante do Dom da Vida, levando-nos a acreditar na realização do Amor, da Felicidade e da Bem-aventurança para a qual fomos Criados..."


Arcanjos, sejamos um grupo ainda com mais Esperança, pois é ela que sustenta a nossa recusa da morte como um fim, abrindo portas à percepção da dimensão sagrada e transcendente da vida humana e às várias dimensões da fé: a fé na vida, em nós mesmos e nos outros, o acreditar na revelação de Deus e nas suas promessas de salvação e de eternidade.

Sem comentários: