terça-feira, 13 de julho de 2010


Evangelho segundo S. João 8,1-11.

Jesus foi para o Monte das Oliveiras.
De madrugada, voltou outra vez para o templo e todo o povo vinha ter com Ele. Jesus sentou-se e pôs-se a ensinar.
Então, os doutores da Lei e os fariseus trouxeram-lhe certa mulher apanhada em adultério, colocaram-na no meio e disseram-lhe: «Mestre, esta mulher foi apanhada a pecar em flagrante adultério.
Moisés, na Lei, mandou-nos matar à pedrada tais mulheres. E Tu que dizes?»

Faziam-lhe esta pergunta para o fazerem cair numa armadilha e terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se para o chão, pôs-se a escrever com o dedo na terra.
Como insistissem em interrogá-lo, ergueu-se e disse-lhes: «Quem de vós estiver sem pecado atire-lhe a primeira pedra.» E, inclinando-se novamente para o chão, continuou a escrever na terra.

Ao ouvirem isto, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, e ficou só Jesus e a mulher que estava no meio deles.
Então, Jesus ergueu-se e perguntou-lhe: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?»
Ela respondeu: «Ninguém, Senhor.»
Disse-lhe Jesus: «Também Eu não te condeno. Vai e de agora em diante não tornes a pecar.»

Como deve ter sido bom para esta Mulher, ouvir estas palavras... "Também Eu não te condeno" Como é infinita a misericórdia de Jesus, é grande a Sua Sabedoria, e cheio de paz o Seu coração! Que pena não seguirmos todos este exemplo... Perdoar e não condenar, com actos e, especialmente, com palavras.
Todos temos a tendência a condenar os outros muitas vezes sem pensar nas consequências disto. Por vezes esquecemo-nos que "fomos feitos à imagem e semelhança de Deus", que somos todos irmãos aos Seus olhos e que devemos viver como tal.

No grupo esforçamo-nos por aceitar as diferenças, moldadas consoante a personalidade de cada um, pois temos consciência que o outro é nosso irmão e que tal como nós luta todos os dias por se afirmar no mundo. Um mundo este cheio de "Doutores da Lei" que à mínima hipótese estão logo lá para nos ferir com as suas palavras e com os seus actos.
Vamos seguir mais este exemplo que Jesus nos deixou, quando pensarmos em "condenar" o outro, porque aquilo que faz, ou diz, aos nossos olhos, não parece correcto, vamos pensar nesta passagem Bíblica e digamos pra nós mesmos "Quem de vós estiver sem pecado atire-lhe a primeira pedra." E vamos, em vez de magoar o irmão aceitá-lo e compreende-lo. Cabe a nós mudar o mundo com as nossas obras. Cabe a nós transformar esta sociedade onde nos inserimos de uma sociedade materialista, corrupta, cheia de falsidades e mentiras numa sociedade mais verdadeira, mais fraterna, com base no Amor.
Jesus veio ao mundo por mim, por ti, pelo irmão, por nós todos. Vivamos à altura daquilo que Ele espera de nós! Sejamos Arcanjos com fé, com esperança e com espírito de fraternidade e União. Vamos trabalhar com o coração, entregando-nos nos braços deste Mestre que nos ama sem medida. Vamos ser Arcanjos anunciadores da sua Boa-Nova, espalhando a Sua mensagem pelo mundo.
O mais importante de tudo é ser um Arcanjo que diz ao outro: "Aceito-te como tu és!"

Sem comentários: