quarta-feira, 7 de julho de 2010

Para Ler e Reflectir

"Contam que na Carpintaria houve uma vez uma estranha assembleia. Foi uma reunião das ferramentas para acertarem as suas diferenças.
O martelo presidiu a reunião, mas os participantes notificaram-no que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e, além do mais, passava o tempo todo golpeando. O martelo aceitou a sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo.

Perante este ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fosse o único perfeito.

E assim prosseguiu a reunião...
Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material TODO e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso e as demais ferramentas... E depois de estas trabalharem em conjunto, conforme as suas características, a rústica madeira se converteu num fino móvel!"

Depois de ler e reflectir um pouco podemos concluir que apesar das nossas diferenças, todos são importantes e todos tem algo a contribuir para o grupo. Vamos saber aceitar cada um tal como ele é e não tentar mudá-lo consoante a nossa própria maneira de ser. Não vamos ser como estas ferramentas que apenas viam o que os outros tinham de errado e não conseguiam perceber que o "móvel" só podia ser construído se cada um desse um pouco de si. Assim como ser semelhante é importante também as diferenças são essenciais no grupo, pois isto cria diversidade e pontos de vista diferentes, o que gera discussões saudáveis.

Foste chamado a estar connosco, a tua personalidade é o mais importante em ti e se Jesus te chama ser Arcanjo é porque és uma "ferramenta" fundamental na caminhada do grupo. Participa activamente neste, mostra do que és capaz, mostra que és diferente e que sem ti o grupo não seria o mesmo. Mostra que também as diferenças nos aproximam.


3 comentários:

Paulo disse...

Um excelente artigo para se meditar um pouco sobre o mesmo. Na verdade, muitas vezes, "discutimos" por causa das diferenças quando, é nessas diferenças entre as pessoas que nos leva a sermos melhores e olharmos o outro com outros olhos. Costumo dizer "que seria do branco se só houvesse o preto"?

Mara disse...

Pois é Leandro, mas não é facil aceitar essas diferenças...

Mas todos juntos formamos mesmo coisas fantásticas!!! :)

Mara disse...

Sem nunca esquecer que é preciso:

"Ouvir, Calar e Fazer"

*