domingo, 13 de fevereiro de 2011

Jesus é o amigo com letra grande

"Tendo Ele, pois, saído, disse Jesus: Filhinhos, ainda por pouco estou convosco. Vós me buscareis, mas como tenha dito aos Judeus: Para onde eu vou não podereis vós ir; eu vo-lo digo também agora. Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no Seu amor.
Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós e o vosso gozo seja completo.
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sereis meus amigos, de fizerdes o que eu vos mando.
Já não vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer."
(Jo 13, 31, 33-35,15,10-15)

Ninguém como Jesus, o nosso melhor amigo, nos pode ensinar a chave da verdadeira amizade. A sua vida está cheia de detalhes que chegam ao coração:
Chora quando recebe a noticia da morte de Lázaro;
Chama amigo a Judas, depois de este lhe dar o beijo da traição;
Perdoa, inclusive, aquelas pessoas que desde a sociedade judia estavam condenadas à morte segundo a lei;
Mas o facto maior é que morre por nós.
Todos os seus actos brotam de uma mesma raiz: o amor. O mesmo amor que quer que tu, eu e todos vivamos. O mesmo amor que muitas vezes falta, mas que, quando está presente, muda a vida sem o menos esforço. (In Pedro Peñas, 1999)

Por isso a amizade é uma coisa sagrada, tão necessária como o alimento. Cultivá-la é um direito e um dever. Antes de a exigir, temos de merecê-la, nunca atraiçoando o amigo, estando antes dispostos a fazer unidade com ele, porque ele é o nosso espelho.
Temos de ser exigentes connosco e com os amigos para que as virtudes cresçam sempre mais.


Sem comentários: