quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O dia do nosso 8º Aniversário

Celebramos o nosso 8º aniversário no Domingo dia 30 de Janeiro e este ano a equipa responsável por organizar o mesmo escolheu o tema: A Renovação, por o grupo se encontrar numa fase de transição entre "velhos" e "novos" elementos foi um tema muito bem escolhido e apropriado.
Foi um dia ocupado, cheio de diversas actividades e bem passado onde reinaram sentimentos como união, espírito de equipa, respeito mutuo, amizade e boa disposição.


O dia começou com um divertido "Rally Paper" em que se formaram três equipas e percorremos as Lajes e arredores respondendo a perguntas, desvendando mistérios, procurando pistas e arranjando materiais que nos levavam a outros sítios até atingirmos a meta.Equipas A, B e C


Passamos uma tarde bem preenchida e animada com esta actividade e por fim, ganhou a equipa que conseguiu mais respostas correctas - a equipa A - mas foi uma boa participação de todos e o grupo sentiu-se entusiasta em repetir uma actividade deste género.


Seguidamente tivemos a habitual Missa Dominical, desta vez uma Eucaristia mais especial porque era a nossa missa de aniversário.


Com uma igreja cheia de Arcanjos, a participação dos Escuteiros e do grupo de jovens Mensageiros. Foi uma missa activa, bonita, com a participação de todos e pensada ao pormenor,


com musicas adequadas ao tema e com um ofertório lindíssimo e cheio de significado:
"Diariamente oferecemos a Deus as nossas orações, trabalhos, alegrias e sofrimentos. Neste cortejo de oferendas preparado pelo Grupo de Jovens Arcanjos, a nossa oferta simboliza mais um ano de caminhada e uma aposta no futuro e na nossa renovação.
Ao longo destes oito anos muitos elementos passaram por este grupo trazendo um pouco de si e levando um pouco do grupo. Hoje visivelmente constatamos a renovação natural e necessária dos elementos do nosso grupo. Que este passado, presente e futuro continue bem alicerçado na pessoa mais importante deste grupo – Jesus Cristo.

Flores, Vela e Fruta Flores e frutos são o produto de um longo ciclo que acontece na natureza. Hoje agrademos o contributo que o grupo de jovens tem para o amadurecimento da nossa .

Semente, planta e fruto Todos nós nascemos, crescemos e realizamos a nossa missão neste mundo. Tudo na vida tem um passado, um presente e um futuro. Hoje agradecemos a história deste grupo e a renovação que nele acontece.

Balança Todos os grupos são representados por um logótipo e símbolos que resumem os seus objectivos, valores e fundamentos. O nosso logótipo apresenta diversos símbolos: A balança refere-se a dar a cada um o que merece. É importante que haja justiça entre os elementos de cada grupo.

Terço O terço reflecte a devoção a Nossa Senhora. Maria é uma presença contínua na nossa caminhada de jovem católico. É Maria que nos ensina o caminho para chegar a Jesus e nos ensina o Sim para acolher o projecto de Deus para a nossa vida.

Asas As asas são convite a aspirar às coisas do alto. Os grupos de jovens católicos não são perfeitos, e o nosso não é excepção. No entanto, o seu objectivo é nobre, pois tem como meta os valores transmitidos por Jesus Cristo.

Escudo O escudo é símbolo de protecção e defesa. Sabemos que muitas pessoas não aderem à nossa religião, muitas apenas a assinalam como mero aspecto social e outros criticam a sua validade. A verdade é que Jesus é nosso refúgio e nossa protecção. Se assim não o fosse que seria deste mundo?

Espada e Elo A espada é símbolo da justiça e o elo símbolo da união de todos numa Igreja com Cristo. União é lema que nos caracteriza, mas também o que nos separa. Constantemente construímos e destruímos. Mas Jesus nos ensina que devemos nos levantar, não desistir e pedir desculpa.

5 Chagas de Cristo As 5 Chagas de Cristo são símbolo do amor. Não existe nada maior no mundo do que amor. Fomos criados, gerados, acolhidos e educados no amor. Somos destinados ao amor. Jesus é o primeiro e o principal exemplo de amor. Nós é que complicamos...

Pão e Espigas
Alimentos tão comuns e abundantes para uns e tão raros e escassos para outros. Jesus apela-nos a participar na Eucaristia também para valorizarmos que é na simplicidade que damos valor ao que somos e que fazemos.

Uvas e Vinho
Não existe uvas iguais, cachos de uvas iguais e vinhos iguais. Da mesma videira, mas diferentes no final. Assim somos nós iguais por termos sido criados à imagem e semelhança de Deus, mas diferentes nas nossas personalidades e dons. Na Eucaristia lembramos que aos olhos de Deus todos somos iguais.

Galhetas, Píxide, CáliceMuitas vezes questionamos a simplicidade de Jesus na riqueza dos vasos sagrados trazidos ao altar. Pensemos nós que se damos o melhor uns aos outros, Jesus Cristo que deu o seu próprio Corpo e Sangue merece o que neste mundo tem de melhor.

Colectas Ofertas materiais pedidas todos os domingos. Deus quer dinheiro. Não. Mas não podemos esquecer que a missa é realizada numa casa que tem uma série de despesas nas quais nós somos responsáveis. Ela é o reflexo do nosso trabalho e doações."


Na parte final da missa, foi cortado o bolo e oferecido a todos os presentes.
E a Eucaristia terminou com um bela foto de grupo.

Mas o dia não terminou com a missa! Após este momento (o mais importante) e como acordado, fomos todos jantar a um sitio fora do nosso ambiente habitual para acabar de celebrar a nossa caminhada de 8 anos pela nossa paróquia. Foi um jantar calmo, sem grandes alvoroços, com muita conversa, riso e boa disposição.


E assim passamos o dia do nosso 8º aniversário, unidos e confiantes em Jesus, alicerçados na amizade que nos une e que demonstramos ser verdadeira. Concluir 8 anos de trabalho numa paróquia não é fácil e requer dedicação, empenho, gosto pelo que se pretende fazer e paciência para não desanimar e desistir logo ao primeiro desafio.

Este aniversário deu para perceber melhor a simbologia do nosso grupo e explicá-lo também aos presentes, para perceberem um bocadinho melhor o que significa ser Arcanjo.

Também foi bom recordar todos aqueles que já partilharam desta caminhada connosco e que contribuíram para o grupo ser o que hoje é. Nunca é demais agradecer as pessoas que nos ajudaram e auxiliaram ao longo destes anos, pois foi graças, também a elas, que o grupo conseguiu e consegue fazer maravilhas! Fica aqui também, mais uma prova de que os Arcanjos tem objectivos nobres, e contrariando a opinião de alguns, são um grupo que caminha com Jesus.

O amanhã somente a Deus pertence, mas quem sabe se não viemos pra ficar? Pois cada Arcanjo tem uma missão e essa missão é: T.O.F.

"ARCANJOS UNIDOS, PERMANECEM UNIDOS"


1 comentário:

Marita disse...

Arcanjos do meu coração.
Adoro cada vez mais este grupo e as pessoas que pertencem a ele.

"Connosco quem quiser, contra nós... quem poder"
:)