segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mensagem para esta semana

Evangelho da Missa de ontem:

Mt 5, 38-48
« Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem »

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Olho por olho e dente por dente’. Eu, porém, digo-vos: Não resistais ao homem mau. Mas se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda. Se alguém quiser levar-te ao tribunal, para ficar com a tua túnica, deixa-lhe também o manto. Se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, acompanha-o durante duas. Dá a quem te pedir e não voltes as costas a quem te pede emprestado. Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus; pois Ele faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos. Se amardes aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem a mesma coisa os publicanos? E se saudardes apenas os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito.»


Não será fácil cumprir o que Deus nos pede, mas faremos um esforço nesse sentido. Amar quem não gosta de nós? É certamente a forma de vida mais difícil de conseguir realizar mas, pelo menos esta semana, faremos um esforço por cumprir o que o nosso Mestre nos pede e, como nos disse o nosso pároco, quando estamos com Jesus transmitimos uma espécie de energia aos que se cruzam connosco, e também eles sentem um bem estar diferente do normal.
Vamos experimentar esta semana e quem sabe nas seguintes também e amar todos, sem excepção, se torne a nossa forma de viver.

1 comentário:

Paulo disse...

Na verdade, entre outros ensinamentos que Cristo nos deixou, este é aquele que, talvez, mais vezes caimos na tentação de não o fazermos. Não é fácil, Amarmos o nosso inimigo e muito menos Orarmos por ele mas, ser Cristão é Isso Mesmo. Amar e Orar, por todos, especialmente pelos "outros" aqueles de quem não gostamos. Efectivamente, se o fizermos, sentir-nos-emos mais livres e mais leves.